19.12.06

Colhemos o que plantamos...


EM RESUMO ...
Os cristãos identificam o Messias com Jesus e o definem como o Deus encarnado como homem; e acreditam que ele morreu pelos pecados da humanidade como sacrifício de sangue. Isto significa que se deve aceitar a idéia de que a morte de uma pessoa pode redimir os pecados de outra pessoa. Contudo, isso se opõe ao que a Bíblia diz em Deuteronômio 24:16: “Cada homem será posto à morte por seu próprio pecado”, que também é expressado em Êxodo 32:30-35 e Ezequiel 18.
UMA EXPLICAÇÂO COMPLETA
Deve-se entender que os judeus e os cristãos utilizam a palavra Messias, porém o significado da palavra é diferente em cada fé. A compreensão do cristão é que o Messias, Jesus, morreu pelos pecados das pessoas. Supõem o Messias como um sacrifício humano, o sacrifício de sangue necessário para o perdão do pecado. Mas somos ensinados em nossa Bíblia que ninguém pode morrer pelos pecados de outros. Em Deuteronômio 24:16 é dito especificamente isto: “Os país não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá por seu pecado.” (Deuteronômio 24:16)
Em Êxodo 32:30-35, Moisés crê que talvez possa redimir o pecado do povo de Israel, quando fizeram o bezerro de ouro. Ele tentou se oferecer como redentor para os pecados do povo. Quando Moisés pede a Deus para que o inscreva fora de Seu livro, do livro da vida, isto significava que pede para morrer pelos pecados do povo. A resposta de Deus foi: Não; Ele não trabalhava desta maneira, uma vez que cada homem é punido por seu próprio pecado:
“E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: ‘Vós cometestes um grande pecado: mas eu subirei agora ao Eterno; quiçá o aplacarei por vosso pecado’. Então Moisés voltou ao Eterno e disse: ‘Rogo-te! Pois este povo cometeu um grande pecado e fez para si deuses de ouro. Perdoes agora o seu pecado, e se não, risca-me agora de Teu livro, que escreveste!’ E o Eterno respondeu a Moisés: ‘Aquele que pecar contra Mim, a este Eu riscarei de Meu livro. Vai agora, pois, leva este povo para onde Eu te disse: eis que o Meu anjo irá diante de ti; e no dia da Minha visitação Eu visitarei a eles em seus pecados’. E o Eterno feriu ao povo porque serviram ao bezerro que fez Aarão.” (Êxodo 32:30-35)
O conjunto do capítulo 18 do livro de Ezequiel está baseado na idéia de que ninguém pode morrer pelo pecado de outro. Além disso, este capítulo de Ezequiel nos ensina que tudo o que devemos fazer para o perdão de Deus é parar de fazer o Mal e passar a fazer o Bem, e assim Deus nos perdoará. Em nenhuma parte deste capítulo é dito que devemos ter um sacrifício com sangue para o perdão dos pecados:
“E veio a mim a palavra do Eterno, dizendo: ‘O que vós pensais, vós que usais este provérbio na Terra de Israel, dizendo: Os pais comeram frutas não-maduras e os dentes dos filhos se enfraqueceram? Pela Minha vida — diz o Eterno Deus — que nunca mais tereis a ocasião de usar este provérbio em Israel. Eis que todas as almas são Minhas; como a alma do pai, assim também a alma do filho é Minha; a alma que pecar, esta morrerá.” (Ezequiel 18:1-4)
“A alma que pecar, esta morrerá: o filho não será punido pelo pecado do pai nem o pi será punido pelo pecado do filho: a retidão do justo recairá sobre ele, e a maldade do ímpio recairá sobre ele. Mas se o malvado se afastar de todos os pecados que cometeu, guardar todos os Meus preceitos e fizer o que é justo e justiça, certamente viverá; não morrerá. Todas as transgressões que cometeu não lhe serão recordadas; pela justiça que fez viverá. Por acaso Eu quero a morte do malvado?” Diz o Eterno Deus. “Não viverá caso se afaste de seus caminhos? Mas se o justo se afastar de sua justiça, cometer maldade e fizer conforme todas as abominações que fez o malvado; ele viverá? Todas as ações justas que fez não serão recordadas; pela transgressão que fez e pelo pecado que cometeu, por isso morrerá.” (Ezequiel 18:1-4)
“Ao se afastar o justo de sua justiça e cometer iniqüidade, ele morrerá por isso: pela iniqüidade que fez, morrerá. Ao se afastar o malvado da maldade que fez, e fazer o justo e a justiça, fará viver sua alma.” (Ezequiel 18:26-27)
A Bíblia é clara: ninguém pode morrer pelos pecados de outros, e isto significa que Jesus não pode morrer pelos pecados cometidos por algum outro. fonte:judeus [

Nenhum comentário: