19.12.06

aprenda mais um pouco sobre o budismo


O budismo O budismo nasceu na Índia, por volta do século VI a.C. (525 a.C.). Foi criado por um rico príncipe, chamado Siddharta Gautama, que viveu isolado em seu palácio com sua esposa a princesa Yasodharo e seu filho Radula, até os 29 anos. Certo um dia o príncipe Siddharta saiu do palácio para um passeio e em seu caminho ele encontrou um velho, um doente e viu um cadáver, esse foi seu primeiro contato com o mundo e com as aflições humanas, seu último encontro foi com um eremita com um semblante sereno que lhe revelou a paz, e então ele decide renunciar tudo o que possuía e sua família. Foi pra uma floresta e durante 6 anos permaneceu em profunda meditação, ele compreendeu que deveria praticar o ´Caminho do Meio´. Com 35 anos Siddharta - Buda (o desperto, o iluminado) sentado em baixo de uma figueira numa noite, alcançou a sabedoria máxima e compreendeu a verdade suprema com a visão dos caminhos da vida humana. Os budistas chamam essa compreensão de "iluminação". A partir de então, ele passou a ser chamado de Buda. Durante 45 anos ele pregou sua doutrina pela Índia. Reis, nobres e príncipes seguiram seus ensinamentos. Buda fez seus últimos ensinamentos aos 80 anos, quanto atinge sua libertação total, uma semana depois de sua morte seu corpo foi cremado e suas relíquias divididas.
Enzinamentos
Os ensinamentos do Budismo estão fundamentados em quatro nobres verdades: 1. Existência do sofrimento 2. A causa do sofrimento: os apegos humanos, como a cobiça, raiva, etc 3. A extinção do sofrimento: desapego 4. O caminho que leva a extinção do sofrimento: pratica do óctuplo O caminho do óctuplo é um guia para alcançar o objetivo final do budismo, a liberdade e felicidade: 1. Visão correta 2. Pensamento correto 3. Fala correta 4. Ação correta 5. Meio de vida correto 6. Esforço correto 7. Atenção correta 8. Meditação correta
Frases Budistas
"Não crie sofrimento. Pratique a virtude. Seja senhor de sua mente." (Buda) "Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele." (Buda) "O ódio não destrói o ódio, só o Amor destrói o ódio. Sêde como o sândalo, que perfuma o machado que o corta." (Buda) "O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos." (Sakyamuni) "Aquele que protege sua mente da cobiça, e da ira, desfruta da verdadeira e duradoura paz." (Sakyamuni) "Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente." (Sakyamuni) "Não seja impaciente. A felicidade nem sempre está longe de si." (Jossei Toda) "Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude." (Sakyamuni)
Saiba mais...

Nenhum comentário: